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A importância de beber água

 

Todos nós sempre ouvimos que é preciso tomar 2 litros de água todos os dias. Mas por quê? Será que isso é verdade?

A água é o principal constituinte do corpo humano, correspondendo a cerca de ⅔ da massa corporal de um adulto, ou seja, um adulto com 90 kg terá cerca de 60 kg apenas de água!

Estudos têm mostrado que, se o corpo perder apenas 2,5% da quantidade de água, sua eficiência pode ser reduzida em até 25%: se um homem pesando 80 kg perder 2L de água corporal, ele já poderá apresentar problemas relacionados à quantidade insuficiente de água.

 

Sabe-se que o corpo humano aguenta até 50 dias sem comida, mas sem água, apenas cinco dias! Isso por que o líquido participa de vários processos corporais, sendo imprescindível para o bom funcionamento dos sistemas cardiovascular e respiratório, além do trato digestivo, sistema reprodutivo, fígado, rins, o cérebro e o sistema nervoso periférico. A água também age como termorregulador, auxiliando o corpo a manter uma temperatura adequada e constante, além de funcionar como lubrificante nas juntas e sistema digestório e absorvendo impactos durante atividades físicas.

Dizer a quantidade mínima de água a ser ingerida é difícil, pois depende de fatores como clima, prática de atividade física e dieta. Todos os dias, um adulto sedentário elimina de 2,5 a 3 litros de água através de perspiração (uma transpiração constante e imperceptível), fezes e até mesmo respiração, mas a maior parte é perdida pela urina - diariamente são produzidos de 1 a 2 litros de urina!

 

Considerando que a água pode ser obtida por alimentação (500 ml a 1L) e produzida no corpo por reações metabólicas (250-350 ml de água), devemos compensar a água excretada tomando aproximadamente 1,5L de água por dia!

Contudo, durante a prática de exercícios físicos, sobretudo se o ambiente for quente, são perdidos de 1 a 2l de água através do suor, o que requer uma quantidade ainda maior de água ingerida!

 

A regulação da quantidade de água ingerida e eliminada é fundamental para a
manutenção da saúde e da vida.

 

Lembre-se de sempre ter com você um squeeze e, se possível, deixá-lo a vista. Se você costuma se esquecer de tomar água, existem aplicativos para smartphone que funcionam como um despertador, lembrando-o de tomar água!


Adquira o hábito de se hidratar e perceba os benefícios! Mas não se esqueça de que
exageros também são prejudiciais!

 

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